Hoje o céu nos mostra a seguinte configuração:
Lua em Escorpião em trígono com o Sol em Câncer e com o Nodo Norte em Peixes;
Em quadratura com Mercúrio e Júpiter em Câncer e com Plutão em Aquário;
Em quincúncio com Netuno em Áries e com Urano em Gêmeos;
Em oposição com Quíron em Touro.
A Lua em Escorpião de hoje traz um chamado para vivências emocionais intensas e profundas. É um momento em que tudo pode se transformar em algo emocionalmente forte e marcante. E também é aquele tempo em que as marcas do passado começam a marcar presença com insistência. Isso porque há uma necessidade de mudar e desapegar desses sentimentos pesados e dolorosos que, por algum tipo de apego, insistimos em carregar ao longo da vida. Devemos estar atentos para o extremismo de nossas reações.
O Sol em Câncer mostra que somos seres emocionais em essência, e que o que sentimos pode sim ser o gatilho para questões de autoestima, identidade, motivação e vitalidade. Esse Sol potencializa a tomada de consciência de como nos sentimos nesse campo subjetivo para que possamos entender cada vez mais quais são os nossos gatilhos emocionais. No entanto, é importante que saibamos acolher e nos resguardar para melhor aproveitar esse momento de tomada de consciência. É no silêncio que a cura é obtida, quando a luz do sol começa a iluminar as cavernas escuras e, enfim, podemos ver os fantasmas do passado que precisam ser liberados.
E é justamente através de uma postura sensível, empática e emocionalmente adaptável que poderemos, de fato, deixar esses fantasmas partirem. Como sugere o Nodo Norte em Peixes, existe um fluxo para cada emoção e sentimento. E muitas vezes, para que consigamos nos desapegar dos fantasmas do passado, precisamos desenvolver uma percepção espiritual das experiências.
Mercúrio e Júpiter em Câncer estão no desafio, indicando justamente que há uma nostalgia exagerada, muitos diálogos internos, pensamentos moldados pelo passado e que, ao serem, exagerados, geram os medos, as incertezas e a instabilidade tão comum do elemento água. Devemos sim buscar perceber e aprender com tudo o que vivemos, buscando sempre ter uma lógica para o que acreditamos ser certo ou errado. Do contrário, não estaremos usando bem nossa capacidade racional.
O Nodo Sul em Virgem vem como uma oportunidade, indicando que, se soubermos olhar para essa nossa subjetividade com senso crítico, pé no chão e disposição para o autoaperfeiçoamento, conseguiremos canalizar essa energia de forma saudável. O senso crítico pode ser uma ferramenta de melhoramento pessoal quando usado de forma adequada para analisar os padrões subjetivos de comportamento. Mas não devemos nos cobrar tanto se ainda não estivermos no ponto de nos desvincularmos de certos fantasmas do passado. Tudo acontece no momento certo.
Urano em Gêmeos está mostrando que, apesar da nossa curiosidade mental, pode ser difícil nos abrirmos para o novo e renovarmos a nossa forma de pensar e sentir hoje, ao batermos de frente com o peso de velhos hábitos. Automaticamente, em muitas ocasiões, rejeitamos o diferente e o novo. Lidar com essa renovação interna é um dos desafios de hoje.
Fazer uma mudança profunda em nossas convicções mais rígidas também parece ser algo desafiador hoje. É o que nos mostra Plutão em Aquário. Temos que fazer uma mudança interior, mas ao mesmo tempo, parece mais cômodo querer mudar os outros — o que está fora —, pois lidar com os fantasmas do passado não é convidativo. É preciso reconhecer que nós os estamos mantendo junto de nós. Se não, já nem saberíamos de sua existência.
E Netuno em Áries fala de nossas ilusões. O sofrimento acontece, e antes aconteceu, porque nossas ilusões foram quebradas de alguma forma. E o contato com a realidade foi impactante. A ilusão era bonita, mas a realidade talvez não. E a grande parte das ilusões são criadas por nós mesmos. Então, cabe a nós dissolvermos cada uma delas.
Quíron em Touro vem também no desafio, alertando que a insegurança, o medo de não ter e de perder são coisas que nos geram verdadeiros sofrimentos. Quando acreditamos que algo é nosso, é lógico sentirmos o apego e o medo de não ter aquilo. E o Nodo Norte em Peixes diz que a solução é compreender que tudo se dissolve no final.
Hoje é importante buscar entender quais ilusões carregamos que nos geram insegurança e ativam nossos gatilhos emocionais. Quais medos temos e por que sempre desejamos mudar os outros, em vez de a nós mesmos? E mais importante ainda: o que nos impede de desapegar das coisas que nos machucam hoje e que vêm com a gente há tanto tempo pela vida?