Hoje o céu nos mostra a seguinte configuração: Lua em Libra em oposição com Netuno e Saturno em Áries, em quadratura com Sol em Câncer, trígono com Urano em Gêmeos e com Plutão em Aquário e sextil com Vênus em Leão.
Com a Lua no signo de Libra, o espelho celeste nos mostra o que devemos cuidar: a harmonia. É momento para evitar conflitos, harmonizar as relações, as emoções, os sentimentos. O negócio é resolver tudo na base de uma boa conversa, ter disposição para cooperar.
Todavia, Netuno em Áries sugere que podemos estar nos iludindo a respeito do nosso papel nas relações, especialmente quando ficamos tentando evitar os conflitos e acabamos fazendo muitas coisas apenas para sermos gentis. É muito legal ser gentil com as pessoas, mas e nós, como ficamos nessa história?
Saturno no desafio alerta que precisamos perceber quais são os limites. Que limites? Os nossos e os dos outros. Existe uma linha da qual não se deve passar e que também não devemos deixar os outros passarem conosco, afinal, uma pessoa só faz com você o que você permite que ela faça.
Por isso, hoje, a Lua pede para darmos atenção e nutrirmos as nossas relações com harmonia, só que não podemos nunca esquecer que a mais importante de todas as relações é a que temos com a gente mesmo. No final das contas, é sempre você com você. O outro sempre vai seguir o caminho dele, te deixando com teus pedaços a serem juntados. Às vezes, é preciso sim saber se impor, mesmo que isso custe uma paz aparente.
E o Sol em Câncer vem também no desafio, indicando que é difícil cultivar a harmonia com as pessoas quando você não consegue se harmonizar por dentro, no seu íntimo. Como já foi dito, temos que respeitar os limites e amadurecer nosso jeito de ser nas relações.
Já parou para pensar que essa necessidade de evitar conflitos a todo o custo esconde algum tipo de mágoa, algo do passado, um medo? Você percebe algo assim em você?
Por exemplo, uma mulher cresceu vendo a mãe ser submissa ao pai, ser desvalorizada na relação, e quando ela cresce acaba sempre assumindo uma postura dominante na relação que ela constrói para si. Por quê? Porque ela tem medo de perder o controle e viver aquilo que presenciou no passado. Como eu falei, o medo...
O fato é que o Sol em Câncer pede que tomemos consciência dos padrões emocionais que nutrimos em nós e que, de alguma forma, tornam difícil a tarefa de criar a harmonia em nós e, consequentemente, com os outros.
Plutão vem trazendo uma força para investigarmos profundamente nossas convicções mais firmes, com racionalidade e lógica. Ele pede que façamos mudanças através de um pensamento lógico e coerente. Mudanças de valores, de forma de amar e necessidade social, de autovalor e amor-próprio. Pois em muitos momentos, pelo medo que sentimos, queremos manipular as pessoas e a gentileza é uma forma de fazer isso, assim como as emoções.
E o negócio é que ao desenvolvermos o amor-próprio, toda essa necessidade de agradar, manipular e controlar cai por terra, pois, então, seremos soberanos em nós mesmos, nos valorizaremos pelo que realmente somos, sentimos, gostamos e tudo o mais. Assim nos sugere Vênus em Leão, com a oportunidade do dia.
E Urano em Gêmeos também vem trazendo uma força potencializadora de renovação em nossa vida, principalmente se formos capazes de perceber quais ilusões nutrimos, como já vimos com Netuno. Urano nos dá a força para romper com as ilusões e nos libertarmos.
Então, basicamente, é um ótimo momento para mudarmos e nos harmonizarmos com a gente mesmo, e isso vai refletir em todas as relações ao ao nosso redor.